4º Enflama

No dia 06/04, aconteceu o 4º Enflama (Encontro de Núcleos para Formação Litúrgica e Aprofundamento de Músicos e Animadores) em Alvorada/RS, na paróquia Nossa Senhora da Saúde, tendo como lema: “Se o talento vem de Deus, nunca há de se ocultar”.
O núcleo do MCJ local organizou uma recepção muito bonita, com arranjos e enfeites na entrada. A simpatia e alegria dos anfitriões eram contagiantes.
MCJ NSF, representado por: Dieguinho e Dini - G6, Giovanni e Cris (Gabriel) - G5, Daniel e Aline - G12
e Diogo e Queli (Matheus) - G2
Logo após os discursos de abertura, tivemos uma conversa com o padre e professor Rogério, sobre a importância da música nas missas e em nossas vidas. Ele afirmou que a música é um dos maiores instrumentos para evangelizar. E mensionou também a bonita frase: “A palavra chega na pessoa, mas a música chega ao coração”. Ele indicou a leitura do poema “Servir”, de Gabriela Mistral.
Depois, todos dirigiram-se para a igreja para participar da santa missa.
Na parte da tarde, o seminarista Eduardo Kologeski, nos falou um pouco sobre liturgia. Ele destacou a importância dos textos estarem em sintonia com os momentos da missa, e a partir disto elencar os cantos para a mesma. Para isso, devemos nos preparar, buscar informação e conhecimento, assim como ensaiar e conversar com o padre antes da celebração. Indicou como fonte de estudo e pesquisa o Catecismo da Igreja Católica, o Sacrosanctum Concilium e Hinários da CNBB.
O dia foi repleto de boas músicas. Todos os núcleos tiveram a oportunidade de tocar e cantar. Foram formados grupos, onde mesclaram os integrantes dos diversos núcleos. Cada grupo teve apenas alguns minutos para ensair uma música, e quase que de improviso, cantá-la para todos.
O momento mais emocionante do evento, foi quanto trouxeram o Santíssimo. Cada núcleo se aproximou junto dEle e fizeram suas preces. Nesse instante, o silêncio e a emoção tomou conta do salão paroquial.
No fim do encontro, as crianças que ficaram sob os cuidados da evangelização, cantaram uma música. Algumas inclusive, “tocando” instrumentos de brinquedos.