O MCJ núcleo Nossa Senhora de Fátima - Gravataí nasceu em agosto de 2010, apadrinhado pelo núcleo São Vicente de Paulo de Cachoeirinha. Porém a vontade dos primeiros casais e as muitas conversas sobre a implantação deste movimento em nossa paróquia começaram ainda no ano 2008, quando se tentou participar do ECJ junto com o núcleo Divino Espírito Santo. Esta tentativa não se concretizou por estar muito próximo da data marcada para o encontro e também por ainda não ter a aprovação da coordenação diocesana.

Para dar início a este núcleo, seis casais participaram do 26º ECJ do nosso núcleo padrinho (SVP), sendo eles: Diego e Monica, Jaime e Eliza (Gustavo), Jéferson e Jéssica, Maurício e Cléo, Roney e Silvia, Sandro e Ale, formando assim o 1º grupo de reflexão deste novo núcleo.

Airton e Cique (Gustavo e Luisa)
Ainda em 2010 o núcleo NSF foi apresentado para todo o movimento no ECN2010, que ocorreu no Colégio São Pedro em Porto Alegre, ainda sob os cuidados do casal Airton e Cique (nSVP) que desde o início nos deram suporte. Já na paróquia o movimento foi apresentado pelo padre na reunião de CPP (Conselho Pastoral Paroquial) no mês de setembro de 2010 e à toda a comunidade quando o grupo assumiu a organização da procissão da missa festiva durante as celebrações em louvor à nossa padroeira Nossa Senhora de Fátima em outubro deste mesmo ano.

Grupo 1 Roney e Silvia, Diego e Monica, Jaime e Eliza (Gustavo), Jéferson e Jéssica, Airton e Cique(*nSVP), Sandro e Ale, Maurício e Cléo.
          Em 2011 o nosso Assistente Espiritual Pe. Livio nomeou a coordenação do núcleo para iniciar a organização de sua estrutura e também para buscar novos casais que queiram fazer parte desta grande família MCJ. Ainda nomesmo ano o nosso núcleo padrinho (SVP) nos auxiliou no nosso 1º ECJ. 

               Hoje o movimento é composto por 51 casais que levam a palavra de Deus para suas familias e amigos e este número esta cada vez mais aumentando ano a ano no ECJ.

Este é um grande presente que recebemos de Deus através do MCJ SVP. Continuaremos construindo nossa história...