4º Enflama

By | 23:45
No dia 06/04, aconteceu o 4º Enflama (Encontro de Núcleos para Formação Litúrgica e Aprofundamento de Músicos e Animadores) em Alvorada/RS, na paróquia Nossa Senhora da Saúde, tendo como lema: “Se o talento vem de Deus, nunca há de se ocultar”.
O núcleo do MCJ local organizou uma recepção muito bonita, com arranjos e enfeites na entrada. A simpatia e alegria dos anfitriões eram contagiantes.
MCJ NSF, representado por: Dieguinho e Dini - G6, Giovanni e Cris (Gabriel) - G5, Daniel e Aline - G12
e Diogo e Queli (Matheus) - G2
Logo após os discursos de abertura, tivemos uma conversa com o padre e professor Rogério, sobre a importância da música nas missas e em nossas vidas. Ele afirmou que a música é um dos maiores instrumentos para evangelizar. E mensionou também a bonita frase: “A palavra chega na pessoa, mas a música chega ao coração”. Ele indicou a leitura do poema “Servir”, de Gabriela Mistral.
Depois, todos dirigiram-se para a igreja para participar da santa missa.
Na parte da tarde, o seminarista Eduardo Kologeski, nos falou um pouco sobre liturgia. Ele destacou a importância dos textos estarem em sintonia com os momentos da missa, e a partir disto elencar os cantos para a mesma. Para isso, devemos nos preparar, buscar informação e conhecimento, assim como ensaiar e conversar com o padre antes da celebração. Indicou como fonte de estudo e pesquisa o Catecismo da Igreja Católica, o Sacrosanctum Concilium e Hinários da CNBB.
O dia foi repleto de boas músicas. Todos os núcleos tiveram a oportunidade de tocar e cantar. Foram formados grupos, onde mesclaram os integrantes dos diversos núcleos. Cada grupo teve apenas alguns minutos para ensair uma música, e quase que de improviso, cantá-la para todos.
O momento mais emocionante do evento, foi quanto trouxeram o Santíssimo. Cada núcleo se aproximou junto dEle e fizeram suas preces. Nesse instante, o silêncio e a emoção tomou conta do salão paroquial.
No fim do encontro, as crianças que ficaram sob os cuidados da evangelização, cantaram uma música. Algumas inclusive, “tocando” instrumentos de brinquedos.






Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial