Inicia o VII Encontro Mundial das Famílias!

By | 04:00
Da Cidade do México a Milão
Durante o encerramento do Encontro de Janeiro de 2009, na Cidade do México, Papa Bento XVI disse: “Tenho o prazer de anunciar que o VII Encontro Mundial das Famílias, se assim Deus nos permitir, será na Itália, na cidade de Milão, em 2012”.

Como tudo começou
Roma, 1994: Papa João Paulo II promoveu o primeiro Encontro Mundial das Famílias, a se repetir com ocorrência trienal.

As edições anteriores
Rio de Janeiro, 1997 - Roma, 2000 - Manila, 2003 - Valência, 2006 - Cidade do México, 2009

Os temas do encontro
Família, trabalho e festa são um trinômio que começa com a família, para compartilhá-la com o mundo. O trabalho e a festa são modos através dos quais a família ocupa o “espaço” social e vive o “tempo” humano. O tema coloca em evidência o casal
homemmulher junto ao seu estilo de vida: o modo de viver os relacionamentos (a família), de habitar o mundo (o trabalho) e de humanizar o tempo (a festa).
O objetivo do encontro é pensar na família como patrimônio da humanidade sugerindo, assim, a ideia que a família é patrimônio de todos, e que ao mesmo tempo contribui universalmente para a humanização da existência.

O logotipo

O logotipo representa uma família com ânimo jubiloso, inserida no perfil estilizado do Duomo de Milão. Os picos remetem ao perfil de uma cidade industrial cheia de chaminés. Trabalho, festa e família se fundem em uma única imagem que encontra o seu significado profundo ao ser projetada na Catedral de Milão.

O programa
- Quarta-feira 30, Quinta-feira 31 de maio, Sexta-feira 1 de junho de 2012
Congresso internacional teológico-pastoral com palestras e seminários inspirados no tema “A Família: o trabalho e a festa”: reflexões sobre as políticas voltadas para as famílias, encontros com experiências significativas do território; Eucaristia nas paróquias e/ou para grupos linguísticos; festas nas cidades e nas paróquias de referência.
- Sexta-feira 1 de junho de 2012
Noite no Teatro da Scala com delegações provenientes de várias nações.
Adoração Eucarística no Duomo
- Sábado 2 de junho de 2012
Festa dos Testemunhos com a presença do Papa Bento XVI
- Domingo 3 de junho de 2012
Santa Missa celebrada pelo Papa Bento XVI

As catequeses
“As famílias cristãs e as comunidades eclesiais do mundo inteiro sintam-se comprometidas e ponham-se com solicitude a caminho de Milão 2012” (carta do Papa Bento XVI). A locomotiva do Encontro e do caminho para Milão são as catequeses. Divididas em três grupos, conforme a seqüência a família (A família gera a vida, A família vive a provação, A família anima a sociedade), o trabalho (O trabalho e a festa na família, O trabalho, recurso para a família, O trabalho, desafio para a família) e a festa (A festa, tempo para a família, A festa, tempo para o Senhor, A festa, tempo para a comunidade) e introduzidas por uma catequese sobre o estilo de vida familiar (O segredo de Nazaré), tais temas desejam iluminar o enlace entre a vivência familiar e a vida quotidiana na sociedade e no mundo.

Fonte: family2012.com
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial