Encontro Mundial das Famílias - Milão 2012

By | 21:00
A família: o trabalho e a festa

Nesta semana inicia o VII Encontro Mundial das Famílias, que terá lugar de 30 de Maio a 3 de Junho em Milão com o tema: a família, o trabalho e a festa. É um fato que a conciliação do trabalho afeta as famílias de todo o mundo.




O Santo Padre Bento XVI discorre sobre o tema deste modo: “O trabalho e a festa estão intimamente relacionados com a vida das famílias: condiciona as suas escolhas, influi nas relações entre
os cônjuges, e entre pais e filhos, incidem na relação da família com a sociedade e com a Igreja. A Sagrada Escritura diz-nos que a família, o trabalho e o dia de festa são dons e bênçãos de Deus para nos ajudarem a viver uma existência plenamente humana”(carta ao presidente do Conselho Pontifício para a família).
“O próximo encontro mundial das famílias constitui uma ocasião privilegiada para repensar o trabalho e a festa na perspetiva de uma família unida e aberta à vida, bem inserida na sociedade e na Igreja”
Trata-se do equivalente à Jornada Mundial da Juventude para famílias. No Encontro Mundial das Famílias em Valência, Espanha, em 2006, estiveram presentes um milhão de pessoas.

Na página da web www.family2012.com pode encontrar uma série de vídeos em que as famílias explicam alguns dos seus problemas e como os solucionaram, e catequeses para preparar o encontro. Há catequeses disponíveis em 10 línguas - inclusive em português.

Programa do Papa
O encontro terá duas fases. Primeiro o congresso teológico-pastoral. E depois, o encontro com o Papa. Segundo os organizadores assistirão ao congresso uns 10.000 participantes; e entre 800.000 e um milhão assistirá à missa de encerramento com o Papa no domingo, 3 de junho.

Na 6ªfeira, 1 de junho à tarde, Bento XVI chegará a Milão e terá um primeiro encontro na Praça do Duomo. Depois assistirá a um concerto no Teatro Scala. A manhã de Sábado terá uma meditação com religiosas, religiosos e sacerdotes no Duomo; depois, encontra-se com jovens que se preparam para a confirmação no estádio do “Inter de Milão”. Pela tarde, desloca-se ao aeroporto de Bresso onde se reunirá com as famílias na “Festa dos testemunhos”.

História
João Paulo II iniciou estes encontros em 1992. Celebram-se de três em três anos numa capital do mundo para aprofundar na visão católica da família. O primeiro realizou-se em Roma em 1994. O mais concorrido foi o de Manila, Filipinas, em 2003. A edição de Milão, em Itália, será a sexta, e a terceira do pontificado de Bento XVI.

“Esta é a tua tarefa de cidadão cristão: contribuir para que o amor e a liberdade de Cristo estejam presentes em todas as manifestações da vida moderna: a cultura e a economia, o trabalho e o descanso, a vida de família e a convivência social”

Fonte do texto: Site São Josemaria Escrivá


Foi notícia!




Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial