O convite pessoal de Jesus para ceia

By | 12:30


A palavra missa provém da fórmula de despedida em língua latina Ite missa est, que quer dizer: Ide, sois enviados!

Resolvemos escrever sobre a santa missa a partir de seu significado literal: Ide, sois enviados! O momento maravilhoso que vivemos no nosso ECJ, e que ainda estamos vivendo em nosso movimento, deve ser espalhado para todas as famílias, por isso vamos lá, somos enviados!

Lembrando que não podemos falar do que não conhecemos... Por isso: Boa leitura!

"Domingo sem Missa: semana sem Graça!"

EUCARISTIA
É o terceiro sacramento de iniciação da igreja católica depois do Batismo e da Confirmação. Este sacramento é o centro de todos os sacramentos, pois o sacrifício de Jesus na cruz torna-se presente durante a consagração do pão e do vinho. Jesus Cristo instituiu a Eucaristia nas vésperas de sua morte:
Eu recebi do Senhor o que vos transmiti: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão e, depois de ter dado graças, partiu-o e disse: Isto é o meu corpo, que é entregue por vós; fazei isto em memória de mim. Do mesmo modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a Nova Aliança no meu sangue; todas as vezes que o beberdes, fazei-o em memória de mim. Assim, todas as vezes que comeis desse pão e bebeis desse cálice lembrais a morte do Senhor, até que venha.” (1Cor 11, 23-25)
Quais elementos pertencem a santa Missa?
A missa desenvolve-se em duas partes: Na celebração da palavra escutamos as leituras no antigo e novo testamento, inclusive o evangelho. Na celebração eucarística é a parte em que se apresentam pão e vinho consagrados e oferecidos.

Como está organizada a Missa?
Entrada dos sacerdotes e ministros do altar
Saudação e após faz-se a confissão geral, que é chamado de Ato Penitencial.
Glória, júbilo dos anjos perante aos pastores na noite de Natal.
Leituras do Antigo e Novo Testamento
Aclamação (ALELUIA) A aclamação aparece 24x nos salmos, tornou-se saudação do Senhor antes da sua palavra no Evangelho.
Evangelho
Homilia, onde o sacerdote faz uma reflexão. Do Grego homilein, que quer dizer falar a alguém num mesmo nível, falar-lhe com humanidade. O pregador tem a missão de anunciar a Boa Nova.
Profissão de fé (CREIO)
Preparação das oferendas, preparação dos dons.
Oração Eucarística, que é introduzida pelo prefácio e pelo SANTO.
O Santo é uma das mais antigas partes da santa missa. O cântico é uma composição da aclamação dos anjos em Is 6,3 com o grito de Sl 118, 25 ss., que se refere à presença de Cristo.
Oração do Senhor – Pai Nosso
Oração pela PAZ
Fração do PÃO (cordeiro)
Comunhão
Silêncio Orante
Oração pós-comunhão
Bênção pelo sacerdote.

Como posso me preparar para receber a sagrada Eucaristia?
A igreja recomenda pelo menos uma hora de jejum e confissão recente.

De que modo me transforma a Sagrada Comunhão?
A comunhão nos liga mais a Cristo, faz de nós membros vivos no “corpo de Cristo” e renova os dons que recebemos no Batismo e na Confirmação fortalecendo-nos contra o pecado.

Com que frequência devemos procurar a Eucaristia?
O compromisso de um cristão católico é ir à missa todos os domingos, mas quem realmente procura amizade com Jesus aceita, sempre que pode, o convite pessoal de Jesus para ceia.


Créditos: Jéssica Machado
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial